
Brega & Chique foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo em 1987. Foi escrita por Cassiano Gabus Mendes com a colaboração de Luís Carlos Fusco e a direção de Jorge Fernando, Marcelo de Barreto e Carlos Magalhães, com direção geral de Jorge Fernando.
Herbert Alvaray é um rico empresário que possui duas famílias. A mulher oficial é Rafaela(que ele chama de Alfa I) uma socialite afetada e cheia de chiliques. A outra é Rosemere (a Alfa II), uma mulher simples, do povo. Mas Herbert está falido e para escapar da situação, planeja um golpe perfeito: simula a própria morte e foge do país. O plano atinge de maneira oposta suas mulheres. Enquanto Rafaela empobrece, Rosemere recebe uma enorme quantia em dólares. A situação complica quando Rafaela vai morar na mesma vila de periferia que mora Rosemere. As duas se conhecem e ficam amigas, sem saber que foram mulheres do mesmo homem. A história acompanha a ascenção de uma e a caída de outra. Enquanto Rosemere compra uma mansão e tenta adquirir novos hábitos de uma mulher fina, rica e sofisticada, Rafaela é obrigada a trabalhar, cozinhando pra fora, para se manter. Mesmo com nova condição Rosimere continua sendo assediada por aBaltazar, um marceneiro grosseirão apaixonado por ela. E Rafaela é vigiada de perto por Montenegro, secretário e cumplice de Herbert Alvaray, que sempre nutriu uma paixão platônica pela esposa do patrão. A história atinge seu clímax quando Herbert retorna ao país com outro porte físico e outa identidade, Claudio Serra, e tente se reaproximar de suas duas mulheres sem que elas desconfiem de nada.
A trilha sonora desta telenovela trouxe nomes grandiosos da música brasileira e internacional. No disco nacional, Caleidoscópio, de Herbert Vianna (do grupo Paralamas do Sucesso) na voz de Dulce Quental, Pega rapaz, famosa canção de Rita Lee e Roberto de Carvalho, Pelado, tema de abertura da telenovela, no melhor estilo do Ultraje a Rigor, Blá-blá-blá... eu te amo, de Lobão, Lágrima de amor, na voz de Beto Guedes, a impagável Cowboy fora da lei, do imortal Raul Seixas, e Um pro outro, de Lulu Santos, dentre outros.
A trilha internacional conta com nomes como Sérgio Mendes, que voltou a fazer sucesso na época com What Do We Mean To Each Other, uma animada canção romântica, e Boy George, numa regravação de Everything I Own. Este disco ainda incluiu Is This Love, do Whitesnake, a erótica I Want Your Sex, de George Michael, In Too Deep, do Genesis, Let's Wait Awhile, com Janet Jackson, Music, de F.R. David, e a belíssima Somewhere Out There, nas vozes de Linda Rondstat e James Ingram.
Troféu Imprensa (1987)
Prêmio APCA (1987)